A Coleção Educa + Ação Financeira propõe uma solução inovadora para subsidiar a disciplina extracurricular de Educação Financeira, integrando-a ao currículo escolar de maneira transversal e alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com foco no desenvolvimento de competências socioemocionais e em uma perspectiva socioambiental, a coleção visa preparar os alunos para os desafios contemporâneos, promovendo autonomia, pensamento crítico e responsabilidade.
Cada livro possui cinco capítulos que concentram as competências da BNCC: Curiosidade Intelectual, Imaginação e Criatividade, Exercício de Cidadania, Consciência Crítica e Exercício de Empatia, com cinco aulas em cada, cobrindo os componentes curriculares da BNCC, como Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, História, Geografia, Ensino Religioso, Educação Física, Língua Inglesa e Artes.
A coleção é composta por dois eixos principais: Orienta + Ação Pedagógica, que apoia os professores no planejamento e na aplicação dos conteúdos em sala de aula, e Educa + Ação Financeira, voltado para os alunos, com conteúdo e exercícios promovendo a aprendizagem.
Com essa proposta, a coleção se torna um recurso essencial para as escolas que desejam promover uma formação integral, preparando os estudantes para uma gestão consciente de recursos e para a tomada de decisões financeiras responsáveis ao longo da vida.
A coleção Consumo: Ação Consciente está organizada para desenvolver o tema transversal Educação Financeira destacando as habilidades de matemática financeira e de empreendedorismo. A abordagem percorre as histórias dos personagens Larissa, Kauê, Babi e Amanda, promovendo reflexões sobre por que poupar, quando poupar, como poupar e para que poupar, sempre considerando o meio social e as necessidades dos estudantes.
Os conteúdos são organizados em seis capítulos, além de dois desafios financeiros, incentivando a compreensão do consumo consciente e do planejamento financeiro. Ao longo da coleção, os estudantes são levados a refletir sobre suas escolhas e atitudes, relacionando-as com aspectos socioemocionais e socioambientais.
O material estimula a consciência socioemocional, ajudando os alunos a compreenderem a importância das escolhas financeiras e seus impactos na vida pessoal e coletiva. Também incentiva a consciência socioambiental, levando à reflexão sobre o consumo sustentável e a preservação dos recursos naturais. Além disso, desenvolve a gestão financeira pessoal e social, permitindo uma melhor organização dos recursos financeiros no contexto individual, familiar e comunitário.
Com essa perspectiva, a coleção Consumo: Ação Consciente contribui para o desenvolvimento de competências e de habilidades essenciais, permitindo que os estudantes tomem decisões mais responsáveis e sustentáveis em relação ao consumo e às finanças.
Graduação em Licenciatura em Matemática (UECE), Bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, Mestre em Matemática (UFC), Especialista em Ciências Jurídicas e Bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul (UniCSul), Doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino no eixo Ensino de Matemática (UFC) e Pós-doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa História e Educação Comparada (UFC) e Pós-doutor em Ensino (RENOEN/UFC). Desenvolve projetos de pesquisas com foco na inovação pedagógica e tecnológica dos professores e orienta bolsistas PIBIC e PIBITI, financiados pelo CNPq e Funcap. Líder do Grupo de Pesquisa “Núcleo de Pesquisa Educação,Tecnologia e Formação Docente”. Bolsista Pesquisador de Interiorização – BPI FUNCAP 2020 – 2022. Docente e pesquisador da Universidade Estadual do Ceará. Professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional em cooperação técnica com a SEDUC – CE (2021 – 2023), Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino PÓLO RENOEN-UFC e Professor Permanente do Mestrado em Tecnologias Educacionais (UFC). Consultor Educacional do Banco Mundial. Escritor e Palestrante da SL Editora.
Graduação em Licenciatura em Matemática (UECE), Bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, Mestre em Matemática (UFC), Especialista em Ciências Jurídicas e Bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul (UniCSul), Doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino no eixo Ensino de Matemática (UFC) e Pós-doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa História e Educação Comparada (UFC) e Pós-doutor em Ensino (RENOEN/UFC). Desenvolve projetos de pesquisas com foco na inovação pedagógica e tecnológica dos professores e orienta bolsistas PIBIC e PIBITI, financiados pelo CNPq e Funcap. Líder do Grupo de Pesquisa “Núcleo de Pesquisa Educação,Tecnologia e Formação Docente”. Bolsista Pesquisador de Interiorização – BPI FUNCAP 2020 – 2022. Docente e pesquisador da Universidade Estadual do Ceará. Professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional em cooperação técnica com a SEDUC – CE (2021 – 2023), Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino PÓLO RENOEN-UFC e Professor Permanente do Mestrado em Tecnologias Educacionais (UFC). Consultor Educacional do Banco Mundial. Escritor e Palestrante da SL Editora.
Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e com mestrado acadêmico em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Discente de licenciatura em física na Universidade Estadual do Ceará. Possui experiência no ensino básico, tendo lecionado no Colégio Antares e, ensino superior, de que foi professor na Universidade Estadual do Ceará e do Centro Universitário Christus (Unichristus). Com experiência no ensino a distância, atuou como tutor na Universidade Aberta do Brasil (UAB) pela UFC e UECE e como professor formador. Atualmente é docente efetivo do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE) para o qual foi aprovado em primeiro colocado no concurso, na subárea de Matemática Aplicada, coordenador do curso Técnico Integrado em Telecomunicações do IFCE – Canindé. Professor pesquisador, escritor, palestrante e autor da coleção Ação Matemática, Avaliação Matemática e Educa+Ação Financeira.
Para conhecer um pouco mais sobre nossa coleção, entre em contato conosco pelo link abaixo, ficaremos felizes em conversar com você.
© 2025 SL EDITORA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
© 2025 SL EDITORA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.