A coleção (RE)CONECTE Português e Matemática foi desenvolvida para apoiar estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental na retomada, no fortalecimento e na atualização das habilidades essenciais em duas áreas fundamentais: a linguagem e a matemática. Com uma proposta dinâmica e estruturada, a coleção busca reconectar os alunos aos conhecimentos fundamentais que servem de base para o desenvolvimento acadêmico, especialmente diante dos desafios educacionais intensificados pela pandemia.
Organizadas em capítulos temáticos e progressivos, as obras de Português e Matemática compartilham uma estrutura pedagógica comum, dividida em duas partes: (Re)conectando Conhecimento, que apresenta os conteúdos principais de forma clara e contextualizada; e Personalizar e (Re)conectar, com atividades que respeitam o ritmo e as necessidades de cada aluno, promovendo uma aprendizagem personalizada e significativa.
Em Português, a coleção propõe uma jornada por diferentes gêneros textuais, estimulando a leitura, a compreensão e a interpretação por meio de aulas que valorizam o desenvolvimento da proficiência linguística. Já em Matemática, os capítulos contemplam as unidades temáticas de Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas, e Probabilidade e Estatística, considerando as diretrizes da BNCC, as Orientações Curriculares Prioritárias do Ceará (OCPC), e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
Alinhada à Base Nacional Comum Curricular, a coleção (RE)CONECTE representa um ponto de partida estratégico para reconstruir a aprendizagem e apoiar o progresso educacional dos estudantes, oferecendo caminhos acessíveis, motivadores e alinhados às demandas atuais da educação pública brasileira.
A coleção (RE)CONECTE Português e Matemática foi desenvolvida para apoiar estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental na retomada, no fortalecimento e na atualização das habilidades essenciais em duas áreas fundamentais: a linguagem e a matemática. Com uma proposta dinâmica e estruturada, a coleção busca reconectar os alunos aos conhecimentos fundamentais que servem de base para o desenvolvimento acadêmico, especialmente diante dos desafios educacionais intensificados pela pandemia.
Organizadas em capítulos temáticos e progressivos, as obras de Português e Matemática compartilham uma estrutura pedagógica comum, dividida em duas partes: (Re)conectando Conhecimento, que apresenta os conteúdos principais de forma clara e contextualizada; e Personalizar e (Re)conectar, com atividades que respeitam o ritmo e as necessidades de cada aluno, promovendo uma aprendizagem personalizada e significativa.
Em Português, a coleção propõe uma jornada por diferentes gêneros textuais, estimulando a leitura, a compreensão e a interpretação por meio de aulas que valorizam o desenvolvimento da proficiência linguística. Já em Matemática, os capítulos contemplam as unidades temáticas de Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas, e Probabilidade e Estatística, considerando as diretrizes da BNCC, as Orientações Curriculares Prioritárias do Ceará (OCPC), e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
Alinhada à Base Nacional Comum Curricular, a coleção (RE)CONECTE representa um ponto de partida estratégico para reconstruir a aprendizagem e apoiar o progresso educacional dos estudantes, oferecendo caminhos acessíveis, motivadores e alinhados às demandas atuais da educação pública brasileira.
Mestra em Planejamento e Avaliação em Políticas Públicas (UECE, 2019). MBA em Gestão Escolar (Esalq USP, 2014). Especialista em Gestão Escolar (CEFEB CE UVA, MEC, 2015). Especialista em Ensino de Língua Portuguesa (2002) e Graduada em Letras – Português/Francês (UECE, 2000). Professora da Rede Estadual do Ceará, 2010. Consultora em Linguagem. Educação. Política. Autora de Livros Didáticos e Literatura Infanto-juvenil.
Possui licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE (2016), especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Cândido Mendes – UCAM (2018), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2022) e doutorando em Educação, linha de Ensino de Matemática, UFC. Desde 2019 é professor efetivo da rede pública municipal de Canindé. Atua na Célula de Avaliação Institucional da Secretaria Municipal da Educação de Canindé. Pesquisador colaborador no Laboratório de Pesquisa Multimeios – MM (FACED/UFC), certificado pelo CNPq. Possui experiência acadêmica em Educação Matemática, desenvolvendo pesquisas para o ensino de Matemática com auxílio de recursos digitais, formação de professores, avaliações educacionais e didática da Matemática. Autor de livros didáticos de Matemática para a Educação Básica.
Graduação em Licenciatura em Matemática (UECE), Bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, Mestre em Matemática (UFC), Especialista em Ciências Jurídicas e Bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul (UniCSul), Doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino no eixo Ensino de Matemática (UFC) e Pós-doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa História e Educação Comparada (UFC) e Pós-doutor em Ensino (RENOEN/UFC). Desenvolve projetos de pesquisas com foco na inovação pedagógica e tecnológica dos professores e orienta bolsistas PIBIC e PIBITI, financiados pelo CNPq e Funcap. Líder do Grupo de Pesquisa “Núcleo de Pesquisa Educação,Tecnologia e Formação Docente”. Bolsista Pesquisador de Interiorização – BPI FUNCAP 2020 – 2022. Docente e pesquisador da Universidade Estadual do Ceará. Professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional em cooperação técnica com a SEDUC – CE (2021 – 2023), Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino PÓLO RENOEN-UFC e Professor Permanente do Mestrado em Tecnologias Educacionais (UFC). Consultor Educacional do Banco Mundial. Escritor e Palestrante da SL Editora.
Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e com mestrado acadêmico em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Discente de licenciatura em física na Universidade Estadual do Ceará. Possui experiência no ensino básico, tendo lecionado no Colégio Antares e, ensino superior, de que foi professor na Universidade Estadual do Ceará e do Centro Universitário Christus (Unichristus). Com experiência no ensino a distância, atuou como tutor na Universidade Aberta do Brasil (UAB) pela UFC e UECE e como professor formador. Atualmente é docente efetivo do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE) para o qual foi aprovado em primeiro colocado no concurso, na subárea de Matemática Aplicada, coordenador do curso Técnico Integrado em Telecomunicações do IFCE – Canindé. Professor pesquisador, escritor, palestrante e autor da coleção Ação Matemática, Avaliação Matemática e Educa+Ação Financeira.
Mestra em Planejamento e Avaliação em Políticas Públicas (UECE, 2019). MBA em Gestão Escolar (Esalq USP, 2014). Especialista em Gestão Escolar (CEFEB CE UVA, MEC, 2015). Especialista em Ensino de Língua Portuguesa (2002) e Graduada em Letras – Português/Francês (UECE, 2000). Professora da Rede Estadual do Ceará, 2010. Consultora em Linguagem. Educação. Política. Autora de Livros Didáticos e Literatura Infanto-juvenil.
Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Letras pelo Programa Nacional de Mestrado Profissional – Profl etras (UFC). Especialista em ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela faculdade Ateneu. Graduada em Letras Português/Literatura (UFC). Professora de Língua Portuguesa e Literatura do ensino básico da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc – CE). Experiência em ensino de Língua Portuguesa com ênfase em soluções interventivas para o processo de ensino e aprendizagem e em formação de professores.
Graduação em Licenciatura em Matemática (UECE), Bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, Mestre em Matemática (UFC), Especialista em Ciências Jurídicas e Bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul (UniCSul), Doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino no eixo Ensino de Matemática (UFC) e Pós-doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa História e Educação Comparada (UFC) e Pós-doutor em Ensino (RENOEN/UFC). Desenvolve projetos de pesquisas com foco na inovação pedagógica e tecnológica dos professores e orienta bolsistas PIBIC e PIBITI, financiados pelo CNPq e Funcap. Líder do Grupo de Pesquisa “Núcleo de Pesquisa Educação,Tecnologia e Formação Docente”. Bolsista Pesquisador de Interiorização – BPI FUNCAP 2020 – 2022. Docente e pesquisador da Universidade Estadual do Ceará. Professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional em cooperação técnica com a SEDUC – CE (2021 – 2023), Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino PÓLO RENOEN-UFC e Professor Permanente do Mestrado em Tecnologias Educacionais (UFC). Consultor Educacional do Banco Mundial. Escritor e Palestrante da SL Editora.
Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e com mestrado acadêmico em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Discente de licenciatura em física na Universidade Estadual do Ceará. Possui experiência no ensino básico, tendo lecionado no Colégio Antares e, ensino superior, de que foi professor na Universidade Estadual do Ceará e do Centro Universitário Christus (Unichristus). Com experiência no ensino a distância, atuou como tutor na Universidade Aberta do Brasil (UAB) pela UFC e UECE e como professor formador. Atualmente é docente efetivo do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE) para o qual foi aprovado em primeiro colocado no concurso, na subárea de Matemática Aplicada, coordenador do curso Técnico Integrado em Telecomunicações do IFCE – Canindé. Professor pesquisador, escritor, palestrante e autor da coleção Ação Matemática, Avaliação Matemática e Educa+Ação Financeira.
Para conhecer um pouco mais sobre nossa coleção, entre em contato conosco pelo link abaixo, ficaremos felizes em conversar com você.
© 2025 SL EDITORA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
© 2025 SL EDITORA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.